após dois anos

Volta às aulas centro

O movimento foi intenso nas paradas do ônibus do Centro com destino ao campus da UFSM. Desde às 7h, os estudantes se acumulavam à espera do transporte, que teve aumento de 350% das linhas em função da volta às aulas. Na Praça dos Bombeiros, um dos pontos de partida do Centro, os estudantes e servidores se organizavam em uma fila que chegava à frente do posto do 4º Batalhão de Bombeiros Militares, e o ônibus partia já da primeira parada com os acentos ocupados.

Mas, quando se é calouro, os empecilhos de lotação e trânsito não desanimam a felicidade em conhecer a Universidade e os colegas que dividirão os próximos anos. Exemplo disso era as amigas Vitória Anibele e Emmanuele Figueiredo, de 19 anos, que eram colegas de ensino médio e vieram juntas cursar a graduação na UFSM. Ambas são calouras do curso de Comunicação Social, porém em habilitações diferentes: Vitória em Jornalismo e Emmanuele em Relações Públicas. Elas moram juntas no Centro da cidade e pegam o ônibus na parada da Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco.

- Eu estou bem ansiosa para conhecer todos os meus colegas, saber qual vai ser minha turma e conhecer um pouco mais do campus - relata a Vitória, bixo de Jornalismo

Já para a Emmanuele, o campus não é uma novidade, mas dessa vez será diferente:

- Não é a primeira vez que eu vou no campus mas é diferente, de só visitar e ser estudante agora.

A euforia e nervosismo dos estudantes dá lugar ao carinho e apreensão dos pais, que também estavam junto acompanhando o embarque dos filhos no primeiro dia de aula da graduação. No ponto de ônibus da Praça dos Bombeiros estava o engenheiro químico, Marlon Mello, que acompanhou a filha até a partida do ônibus. Mais velha de dois irmãos, ela é a primeira a sair de casa, aos 19 anos, mas segue a tradição dos tios e do pai, que na mesma fase se mudaram para Santa Maria em busca do estudo.

- Estou feliz e um pouco apreensivo pela distância. Mas ela está em boas mãos e agora é um dia de cada vez, vamos segurando a apreensão por ela morar longe e torcendo que dê tudo certo.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM abre sete vagas para professor substituto

Próximo

Mais de 27 mil alunos retornam de forma presencial à UFSM nesta segunda-feira

Educação